23/08/2012


Todas as paixões são boas quando somos senhores delas, e todas são más quando se assenhoreiam de nós. (Rousseau)
Perigoso é aquele que não tem nada a perder. (Goethe)

Há pessoas para as quais o crepúsculo é o prolongamento da aurora. (Machado de Assis)
Está morto: podemos elogiá-lo à vontade. (Machado de Assis)

Deixe de ser uma imagem! Seja você mesmo! Acorde para a possibilidade de abandonar todos os seus vícios e conceitos! Resgate a sua espontaneidade há tanto esquecida! (Alexander Mathias)

Considera como a maior infâmia preferir a vida à honra e, para salvar a vida, perder as razões de viver. (Juvenal)
As almas belas são as que sabem o que há de grande na bondade. (Fénelon)

Antes o temporal de tua ira do que o rancor do teu silêncio. (Mohamed As-Sabbagh)


A simpatia consiste num parentesco dos corações, e a antipatia num divórcio de vontades. (Gracian)

A cultura está sempre entre o dilema de ser profunda e servir a poucos ou popular e ser superficial. (George Santayana)

22/08/2012

A águia e a raposa


Uma águia tinha filhos; para os alimentar, apanhou os filhos de uma raposa. A aflita raposa suplicou, instou; nada conseguiu. Altiva e desdenhosa, a águia zombou dos seus rogos, e preparou‐se para devorar os raposinhos. Então a raposa valeu‐se de bem inspirado estratagema: começou a cercar com muita palha e folha seca a árvore em que tinha a águia o ninho, e pôs‐lhe fogo. Vendo‐se ameaçada pela labareda, e reconhecendo que perdidos estavam os seus filhos, a águia pediu paz; entregando os raposinhos, a conseguiu.

MORALIDADE ‐ Forte ou poderoso não ofendas a quem supões fraco; pois hás de ter um lado vulnerável, e o fraco saberá descobri‐lo.

O galo e a raposa


Vendo aproximar‐se uma raposa, um galo trepou com as galinhas a um alto pinheiro. A tanta altura não podia alcançar o malfazejo bicho, procurou pois valer‐se da astúcia "Olá! Sr Galo, disse, de que tem medo? porque sobe tão alto? pois ignora que está feita a paz eterna entre todos os animais! pois ainda não lhe foi comunicada tão grata noticia? Neste caso, quero alvíssaras. Ora desça, abracemo‐nos, festejemos este dia de universal reconciliação. Percebeu o galo a mentira ; dissimulando porém, e não se dando por achado: Muito folgo com a notícia, respondeu, e já desço para mostrar‐lhe o meu contentamento: mas aí vem chegando uns cães, junto com eles melhor festejaremos tão bela paz.

Aí vem cães? disse a raposa; pode ser que os malditos ainda não saibam da paz." E safou‐se mais ligeira do que tinha vindo.

MORALIDADE. ‐ Não crer de leve é o conselho da prudência; reconhecendo a impostura, dissimular é o melhor meio de evitá‐la.

O pavão e Juno


Um formoso pavão excitava com a beleza das suas penas a curiosa atenção de alguns homens que o estavam admirando, e que lhe não poupavam elogios. Súbito ouviram estes o cantar de um rouxinol, e logo tudo esquecendo, procuram chegar‐se para o lugar de onde partiam tão suaves melodias. Abandonado, o pavão encheu se de raiva, e queixoso foi ter com Juno. Porque há de um passarinho, feio e sem graça, cantar melhor do que eu; porque me não deste a voz do rouxinol? perguntou. 

Não sejas ingrato, respondeu-lhe Juno; cada animal tem suas prendas, nenhum tem tudo; à águia coube a força, ao rouxinol a voz, a ti essa plumagem recamada de estrelas e de esmeraldas; não és dos mais mal aquinhoados. 

‐ Sim; mas quisera cantar como o rouxinol, tornou o pavão.

MORALIDADE. ‐ Poucos se contentam com o que têm, todos invejam o alheio, e assim se fazem desgraçados.

06/08/2012

Aflição e Amparo


Um pai perdeu sua filha única. Tinha apenas dezessete anos de idade; fora a luz e a alegria do lar. Pouco tempo antes, sua estremecida esposa partira para o descanso.

O ministro veio dizer-lhe palavras de conforto.

-Meu amigo -começou ele - o irmão acaba de passar através de uma nuvem escura, e amarga tem sido a sua taça...

O enlutado interrompeu-o:

-Pastor, é verdade que tenho sofrido bastante. Meu coração está moído de dor, mas não houve nuvem alguma; através de tudo nada houve que se interpusesse entre mim e meu salvador. Jamais sua mão confortadora foi tão terna como através do que me sobreveio estas semanas passadas. Sofrimento, sim, mas nenhuma nuvem!

Louvado seja Deus! Nossa leve e momentânea tribulação "pode produzir" um peso eterno de glória mui excelente. A aflição pode tanger-nos para mais perto de nosso Mestre. Pode ajudar a formação do caráter, fazendo-nos mais semelhantes ao nosso grande Exemplo. Nosso grande sofrimento é por um instante, aqui. Os resultados podem ser uma gloriosa eternidade na pátria dos remidos.

"Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2.15). 

Ao fundador do Exército da Salvação, General William Booth, perguntou-se em certa ocasião qual o segredo do seu êxito. "Deus tem tudo que há em mim", respondeu ele. "Se hoje existe qualquer partícula de poder no Exército da Salvação, é porque Deus recebeu toda a adoração de meu coração."

Se a vocês e a mim falta poder na vida, só o poderemos buscar nas mesmas condições: que Deus tenha o que há em nós. Não podemos pertencer metade a Deus e metade ao mundo! "Se alguém ama o mundo", diz João, "o amor do Pai não está nele."

Destaque

ATENÇÃO Mudamos para https://recursosdehomiletica.wordpress.com/ Todos os novos conteúdos estão sendo postados por lá. Todo o conteúdo ...